Desabamento em Itapecerica da Serra deixa 9 mortos e 28 feridos, diz Corpo de Bombeiros

Local do desabamento em Itapecerica da Serra, na Grande SP — Foto: Divulgação/Defesa Civil SP


Fonte

Segundo a corporação, incidente ocorreu dentro de uma empresa na estrada Ferreira Guedes.

Candidato a deputado estadual Jones Donizette (Solidariedade) e Ely Santos (Republicanos), candidata a deputada federal, estavam no local e se feriram.

Um desabamento dentro de uma empresa de contêineres deixou nove mortos, sendo sete mulheres e dois homens, e 28 feridos na manhã desta terça-feira (20), em Itapecerica da Serra, Grande São Paulo, segundo o Corpo de Bombeiros.


De acordo com a major dos bombeiros Luciana Soares, cerca de 64 trabalhadores estavam em uma reunião no auditório de um galpão da empresa, quando a laje desabou. A área tem 10 mil metros quadrados. O g1 tentou contato com a empresa, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.


Mais de 15 viaturas foram acionadas para o local por volta das 9h, além de unidades de resgate do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e equipes da Defesa Civil de Itapecerica da Serra e Taboão da Serra. Por volta das 16h, os bombeiros informaram que foram encerradas as buscas.


O candidato a deputado estadual Jones Donizette (Solidariedade) e a candidata a deputada federal Ely Santos (Republicanos) visitavam a empresa no momento do desabamento e ficaram feridos.


Desabamento em Itapecerica — Foto: Divulgação/Bombeiros

Desabamento em Itapecerica — Foto: Divulgação/Bombeiros


Em nota, a assessoria de Jones informou que ele e Ely foram convidados a conhecer a empresa, e, quando estavam se despedindo dos trabalhadores, parte da estrutura de concreto se rompeu e os candidatos ficaram presos nos escombros.


A Prefeitura de Itapecerica da Serra informou, em nota, que o prefeito Francisco Nakano, médico socorrista, ajudou nos primeiros socorros e decretou três dias de luto.
Com relação ao imóvel, devido à dimensão e por estar inserido em uma Área de Proteção e Recuperação aos Mananciais, a prefeitura informou que a regularização é objeto de licenciamento junto ao órgão Ambiental Estadual (Cetesb), antecedendo assim à licença municipal.


"De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, o projeto anteriormente aprovado pela Cetesb foi irregularmente alterado, e sua regularização junto aos órgãos públicos estava em trâmite", diz a nota.


Os fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) fizeram vistoria no local do acidente e descobriram que o auditório não tinha licença para funcionar. O espaço não aparece no projeto encaminhado para a aprovação da prefeitura e também não tinha autorização para evento temporário.


A Cetesb informou que a empresa possuía aprovação para o uso do local, mas atualmente se encontra em avaliação um pedido de regularização do empreendimento.


Bombeiros trabalhando em resgate em Itapecerica da Serra, na Grande SP, nesta terça (20) — Foto: Divulgação/Defesa Civil SP

Bombeiros trabalhando em resgate em Itapecerica da Serra, na Grande SP, nesta terça (20) — Foto: Divulgação/Defesa Civil SP

Categoria:Nacionais

Deixe seu Comentário