Menu

Rádio Avante

A nova onda na web


Rodoanel | Estado decreta emergência na obra por risco de desmoronamentos

10 FEV 2018
10 de Fevereiro de 2018
O governo do Estado publicou decreto declarando situação de emergência na obra do Rodoanel. O documento, disponível no Diário Oficial do Estado, edição de 8 de fevereiro, justifica que as partes da via ainda pendentes para conclusão podem danificar com o período chuvoso, ocasionando danos maiores à obra, e gerando prejuízos financeiros à máquina pública.

 Foto: João Allbert/Divulgação CCOM

A empresa Loctec, que conduzia a obra até o final do ano passado, rescindiu o contrato após declarar falência, deixando somente 3% da obra para ser concluída.

Com a necessidade de contratação de uma nova empresa, o Estado precisa legalmente abrir processo licitatório, que com o decreto de emergência pode ser dispensado, atendendo às fundamentações legais.

O trecho restante da obra a ser concluído pode ser trafegado por veículos maiores, mas com as chuvas estão se formando atoleiros, gerando riscos de acidente pela lama excessiva e escorregadia. A via vem sendo ainda usada com sinalização adequada, aumentando o perigo para os motoristas.

É considerado ainda o risco de desabamento pela falta de drenagem e corrosões nos aterros, e a "necessidade urgente de intervenção com vistas a mitigar os efeitos danosos desta paralisação das obras, tanto econômico como de segurança para motoristas e usuários desta importante obra de mobilidade urbana".

O decreto tem validade de 180 dias.

A conclusão da obra, que vai interligar as rodovias BR-316 e BR-343 é uma das prioridades do governo Wellington Dias para 2018. Quando concluída, vai ser possível desafogar o trânsito principalmente na zona Sul da capital, por onde todos os dias passam centenas de caminhões e outros veículos de grande porte para escoamento da produção agrícola e industrial.

Fonte: 180graus:

Voltar


Tenha também o seu site. É grátis!